Fale Conosco! (19) 3239-1991

Notícias

Cuidado com as festas juninas

Nesta época do ano as festas juninas começam a alegrar a vida das pessoas por todo o Brasil. Quem não gosta das barraquinhas de comida, brincadeiras, da quadrilha e de pular a fogueira? Mas é preciso tomar cuidado com as festividades, pois sua saúde auditiva pode correr um grande perigo.

A primeira preocupação deve ser com as caixas de música, que costumam estar muito altas. Ficar muito próximo delas pode causar lesões graves no ouvido além do zumbido, que pode ser temporário ou se tornar crônico.

Mas outro perigo das festas juninas está escondido na queima de fogos. Um estouro de rojão é tão alto que pode ser comparado ao som de um avião decolando, e isso pode causar perda auditiva aguda e súbita. Por isso é indicado manter uma distância boa do barulho dos fogos para não prejudicar sua audição.

Não é preciso deixar de aproveitar a festa por causa do barulho, basta tomar os devidos cuidados para não causar danos momentâneos ou permanentes na sua audição. O ideal é ficar a pelo menos 10 metros das caixas de som e da queima de fogos, usar protetores auditivos e fazer alguns intervalos, de pelo menos de 15 minutos, em locais que não tenham barulhos muito altos.

Vale lembrar: o zumbido afeta cerca de 17% da população, e traz consequências para o dia a dia de quem sofre com ele, como  estresse, fadiga, ansiedade, problemas para dormir e dificuldade de concentração.