Fale Conosco! (19) 3239-1991

Notícias

Você conhece as Surdolimpíadas?

Algumas pessoas questionaram a falta de surdos nas Paralimpíadas que aconteceram no Rio de Janeiro em 2016. Mas o que talvez a grande maioria da população não saiba é que existe uma competição para quem tem deficiência auditiva: a Surdolimpíadas.

A primeira edição dos Jogos foi em 1924, em Paris, na França, e seu nome era Jogos Internacionais para Surdos. Só a partir de 2000 que o nome Surdolimpíadas surgiu e foi aceito.

As modalidades disputadas são atletismo, badminton, boliche, caratê, ciclismo, judô, lutas, natação, orientação, tênis, tênis de mesa, taekwondo, tiro, basquete, futebol, vôlei e vôlei de praia.

A primeira vez que atletas brasileiros participaram nos Jogos foi em 1993, em Sofia, na Bulgária, onde dois nadadores disputaram 11 provas. Mas a primeira medalha do Brasil veio em 2009, na edição de Taipei, em Taiwan, quando Alexandre Soares Fernandes ficou com o bronze no judô, categoria até 81 kg.

Este ano as Surdolimpíadas vão acontecer em Samsun, na Turquia, de 18 a 30 de julho. Para participar é preciso fazer uma audiometria para comprovar que existe uma perda auditiva acima de 55 dB nos dois ouvidos.

Também existe a versão de inverno da Surdolimpíadas, que conta com as modalidades esqui alpina, esqui cross-country, snowboard, curling e hóquei no gelo.